Translate

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Aljava de couro

         Aproveitando um tempinho livre antes do fim das minhas férias resolvi construir uma aljava, coisa que eu já estava devendo para mim a bastante tempo.

         Eu já fiz outros modelos, mas na época o foco era um quiver de caça, camuflado e que fixasse as flechas de maneira que não fizessem barulho durante uma caminhada no mato ou espera, mas agora o foco era completamente diferente, ainda que esta possa ser usada para o mesmo fim, o objetivo era diferente.

         Meu intento era obter um visual bem old time, materiais naturais e um aspecto mais típico da era de ouro dos arcos tradicionais.

         Com uma sobra de couro de sola que eu tinha guardado em casa, com o qual confeccionei bainhas de faca, procurei aproveitar o máximo possível do retalho, com o formato mais simples e natural possível.

         Primeiro medi e cortei um trapézio, cuja dobra formaria uma base mais estreita e uma boca levemente inclinada, de maneira que se apresentasse na horizontal mesmo com a inclinação natural da aljava nas costas.

         Depois parti para uns detalhes, elaborei um desenho que seria formado com a própria costura e o executei antes de fechar o tubo. com uma pequena ferramenta fiz o rebaixo na forma desejada e furei com uma furadeira e broca bem fina.

         Para fechar eu primeiro colei com cola de contato e depois fiz as marcações e os furos para a costura. 

         O fundo foi feito aproveitando um sola de chinelo velho por dentro e o próprio couro por fora. a borracha serviu para que as pontas não marcassem o couro na hora de colocar as flechas na aljava.

         O acabamento me surpreendeu, eu nunca havia experimentado mas arrisquei e ficou muito bom, sem aplicar tingimento algum, eu passei cera de abelha derretida sobre toda a superfície e aqueci o couro para que penetrasse. depois poli com um pano. o acabamento ficou bem marmorizado, com o ar vintage que eu desejava.



          A alça ainda é provisória, pretendo fazer uma de couro, mas o que eu tinha aqui era muito rígido para o objetivo.

Espero que tenham gostado.

Um abraço e bons tiros!


5 comentários:

  1. Parabéns, cumpadi! Muito bonito o quiver. Verifique se ele não está barulhento. Alguns ficam muito barulhentos, razão pela qual os quivers de HH eram de couros "moles". Bela peça! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Meu professor,

    Testei o barulho, e não está não, o quiver é relativamente pequeno, cabe no máximo umas 8 flechas, eu to usando com 6 pra ficar equilibrado. O formato também ajuda, pois não é redondo e sim com um perfil de asa de avião, mais precisamente um perfil semi-simétrico alto...(simplificando parece uma gota)

    As flechas ficam praticamente dispostas de 2 em 2, e o único barulho é do contato entre elas (muito pouco) e não entre as flechas e o couro.

    Obrigado por acompanhar!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Isso ficou muito bacana seu Maia!

    Já já além de arcos terá encomendas dos acessórios.

    ResponderExcluir
  4. O Túlio passou o link de seu blog, que grata surpresa ao ver excelente tutorial do arco e essa Aljava de ótimo bom gosto.

    Parabéns!

    Marcio.
    (capy)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom encontra-lo aqui amigo Capybara,

      Tenho sentido falta de alguns arqueiros das antigas, quando trocávamos ideias e gambiarras da melhor qualidade.

      Vê se não some, estou preparando mais alguns artigos pra colocar aqui.

      Um grande abraço!

      Excluir