Translate

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Fazendo arcos e flechas, como tudo começou.

Olá, Meu nome é Willian Maia, e esta é a primeira postagem do blog Maia Bows.

Este espaço será dedicado a matérias sobre o milenar mundo da arqueria, mais especificamente sobre a construção de arcos  e flechas de madeira.

Desde criança sempre me interessei por coisas relativas à tecnologia primitiva, desde a obtenção de fogo sem artifícios modernos até a confecção de armas. Sempre que dispunha de algum material em mãos, normalmente bambu ou algum galho cuidadosamente escolhido, eu fazia arcos e flechas para brincar. as flechas eram feitas de varetas de bambu, e a corda do arco normalmente de linha de nylon de pesca. Um up grade na minha tecnologia veio quando assisti ao filme do Robim Hood estrelado por Kevin Costner, pois naquela época não tínhamos a internet à nossa disposição, e copiei o esquema de fabricação das flechas, derretendo chumbo e formando pontas num molde entalhado em madeira.


Cabe aqui ressaltar que, no Brasil não temos absolutamente nenhuma tradição na construção de arcos, e no uso deles, ainda que nossos índios os usassem com bastante eficiência. O povo norte-americano é o que hoje possui melhor acesso a informação e acessórios à confecção de arcos e flechas, com inúmeras lojas on line vendendo para o mundo inteiro. Mas não precisamos de toda tecnologia do mundo para construir arcos,  afinal, eles eram construídos a milhares de anos sem tecnologia alguma, e tornaram possível a caça e defesa da raça humana por séculos.



Eu conheci o mundo da arquearia tradicional e primitiva através de um artigo publicado por um grande amigo e profundo conhecedor das técnicas de construção de arcos, cuja identidade e artigo publicarei em breve assim que eu tiver autorização do mesmo.

Desde então tenho construído arcos para mim, e para amigos, tão apaixonados quanto eu pelo mundo das tecnologias primitivas, e espero que as informações que aqui compartilharei sirvam de inspiração para mais e mais pessoas conhecerem o mundo dos arcos e flechas.

Um abraço a todos e bons tiros!!!


10 comentários:

  1. Cumpadi Maia, desejo sucesso com o blog e com a produção dos arcos.

    No que eu puder dar uma força, conte comigo!

    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu amigo Miranda!!!

    Seu apoio é de grande valor pra mim!

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal sua vida com os arcos e flechas, a arte na madeira é muito linda, na minha infância tambem, construi arcos de madeira e mola de fusca e cabos de aço, funcionavam bem nas bananeiras, um grande abraço, vou seguir seu blog, como sigo o do Miranda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Flavio,
      Aos poucos vou atualizando por aqui. o blog do Miranda é sensacional, e foi ele quem me incentivou a fazer um também.

      Abraço!

      Excluir
  4. Gostei, vou sequir tambem pois sempre fui apaixonado por arcos e balestras..
    grande abraço
    Helio Mendonça

    ResponderExcluir
  5. O amigo poderia colocar um post com fotos dos arcos fabricados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luby,

      Estou preparando um artigo com um passo-a-passo do ultimo arco que fiz. Nele além do arco pronto terá algumas fotos do processo de fabricação.

      Tenho poucas fotos de arcos que fiz, como sempre foram pra meu próprio uso, nem sempre me preocupei em registrar. Mas vou dar uma garimpada e posto algumas fotos sim.

      Um abraço!

      Excluir
  6. Olá Willian Maia.
    Sou aficionado em arco e flexa, e estou encantado com seu blog e as matérias nele publicados.
    Você está de parabens, continue assim sempre.
    Abraço grande.
    Saint-Clair Salles
    Carmo-RJ

    ResponderExcluir
  7. eu tenho 16 anos mas nao percebo muito disto se poderem podem mandar os materiais e como fazer em madeira secalhar era bom para ir à caça aos javalis com o meu tio para o ajudar.
    obrigado
    espero que com este blog tenham muito sucesso
    abraço
    miguel sousa

    ResponderExcluir