Translate

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

"Ars Sagittariorun" Arcos primitivos by Barci


Em se tratando de um espaço destinado a artigos e postagens diversas sobre arquearia, mais especificamente sobre a construção de arcos, flechas e acessórios para o tiro, nada mais justo que mostrar e divulgar o trabalho de alguns amigos.

Neste post trago algumas fotos e descrições de trabalhos de um amigo muito talentoso, seu nome é Barci.
A sua marca, que é o título do artigo "Ars Sagittariorun " significa a arte de jogar flechas, e seu foco é extremamente primitivista, baseado em alguns anos de pesquisa e aprimoramento, buscando sintetizar em seus arcos diversos conceitos e técnicas encontradas nos mais variados arcos primitivos, dos longbows ingleses aos arcos asiáticos, passando pelos famosos e extremamente eficientes flatbows dos índios norte-americanos com seu backing de tendão animal, cujos tiros muitas vezes transpassavam búfalos selvagens nas planícies do novo continente.


O amigo Barci se tornou especialista no preparo e aplicação do sinew (tendão animal) e não troca a técnica por nada, colado com cola de couro também produzida por ele dão força e velocidade aos arcos. Este aí é um Modock - 50", pereira, 3 camadas de sinew, laminas com 5,5 cm na zona da mola, paralela , e pontas estaticas de 1,5 cm - estilo do Ed Scott. Desenvolve 50 lb a 24" - estimo chegue a 80 lb @ 29"


Aspecto do sinew depois de aplicado sobre as costas do arco.


Este outro arco é um modelo estilo mongol, recurvo curto, idealizado para ser um arco pequeno para caça e pesca.







Este é uma obra de arte, arco reto primitivo, seguindo os anéis de crescimento da madeira, estilo Neolítico.


Segue descrição do próprio artesão: Neolitico tem 64", 50lb@29", madeira 'pereira' do Norte de Minas - não é nem pereira nem guatambu e ninguém conseguiu descobrir o nome. Um singelo pau redondo, parte de um cerne mais grosso, que fui arredondando com as costas da faca de caça. Existe descrição similar dele no leste do Kenia, feito pelo John Hunter com o qual os caras caçavam rhinos (pode?)




O Barci fez uma infinidade de arcos nos ultimos anos e tem evoluído de forma rápida e consistente, tendo arcos seus atirando até no exterior. Ele é um fã incondicional de Ed Scott, bowyer primitivista com alguns vídeos no youtube.

Segue um dos videos do Ed Scott disponíveis no youtube. 



São 3 partes a entrevista, caso queira ver as demais basta acessar o you tube para encontrar mais vídeos dele e também de outros bowyers primitivistas.

Deixo aqui o meu agradecimento ao Amigo Barci por ter disponibilizado fotos de seus trabalhos, assim como as descrições sobre cada arco.

Um grande abraço a todos e bons tiros!











7 comentários:

  1. Muito boa a iniciativa de divulgar o trabalho do Mestre Barci. Estou aguardando a chegada aqui de um arco de ipê da autoria dele. Obrigado, William. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela aquisição Amigo Serapião, tenho certeza que o arco do Barci trará excelentes momentos de lazer.

    Um grande abraço.

    Maia.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de ver mais os trabalhos do Barci ..
    abs
    Helio Mendonça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helio,

      assim que possível vou providenciar, tem coisa boa dele sendo feita.

      Aguarde!

      Excluir
  4. o Barci tem algum blog/site/ ou coisa do genero ?

    ResponderExcluir
  5. Alguem por acaso tem o e-mail de Sr. Barci?

    ResponderExcluir
  6. Amigos,

    Até onde sei o Barci não tem blog ou site, mas vou verificar com ele se tenho autorização para postar o contato dele aqui no blog.

    Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir