Translate

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Bow Quiver de pobre!

        
         Tomando emprestada a fantástica ideia divulgada por Dave Canterbury em seu canal no you tube, resolvi experimentar e adaptar ao que eu tinha em mãos, e novamente me surpreendi com a eficiência das soluções mais simples.

          Com algumas poucas adaptações com relação ao projeto original, sendo uma delas aproveitar um chinelo estragado e não um novo como ele usou, e usar um único chinelo para fazer as duas partes. Outra coisa que fiz diferente é que ao invés de cortar longitudinalmente a parte que é fixa nos braços do arco, e prender com braçadeiras, fiz um furo no formato da lâmina e encaixei por cima.

          Usei uma lixadeira de para moldar os pedaços de chinelo, mas poderia apenas ter cortado com uma faca ou tesoura grande. Os furos foram feitos com uma furadeira e uma broca do mesmo diâmetro das flechas, a broca não precisa ser menor, porque mesmo furando a borracha do chinelo, os furos ficam menores depois que se retira a broca. 




          Como exemplo coloquei quatro flechas com pontas de caça, mas servem também para as flechas de treino.

       Notem que duas flechas são de madeira e duas de fibra de carbono, ambas são empenadas com penas naturais com nocks e pontas da 3rivers.

          Este tipo de aljava é usada na maioria dos casos para a caça, pois a colocação e a retirada das flechas não é tão rápida quanto em um backquiver ou sidequiver. 

          Mas deste modo, além das flechas ficarem absolutamente imóveis, não fazendo nenhum tipo de ruido, o equipamento é carregado em um único volume, ficando sempre à mão do arqueiro, seja na espera ou num esbarro.

          A capacidade também é menor, visto que numa situação de caça, dificilmente será preciso usar mais do que duas flechas.





          Independente da questão de se caçar ou não, questão esta que não será discutida aqui, e que não faz parte do objetivo do post, achei interessante compartilhar, tanto pela aplicação prática do acessório quanto pela genial simplicidade de sua execução. 



          Deixo com vocês o vídeo do Dave caso tenha ficado alguma dúvida quanto ao processo de fabricação do quiver.





Um abraço a todos e bons tiros!

6 comentários:

  1. Isso é uma bela idéia, depois vou experimentar fazer também...

    ResponderExcluir
  2. isso sim que é uma otima idéia hehehe

    ResponderExcluir
  3. entra em contato ai pelo meu email: arqutets@ymail.com,estou com duvidas a respeito da arqueria,vleu

    ResponderExcluir
  4. Estava procurando ESTA solução! Parabéns, encontraste um ótimo vídeo e traduziu para o nosso bom e velho português! Utilidade máxima!!!

    ResponderExcluir
  5. A aljava pode ser de pobre, mas o arco nem tanto.
    Eu particularmente prefiro aljava tradicional (uma bolça no ombro), além de deixar o arco mais livre, esteticamente falando é melhor.

    ResponderExcluir