Translate

domingo, 24 de março de 2013

Longbow quase recurvo

            Começo explicando o motivo do título da postagem, tenho feito os meus arcos no modelo longbow formato deflex-reflex, que é uma curvatura positiva na área do punho, que alivia as tensões alí, evitando entre outros problemas o descolamento do punho, e curvaturas suaves na região das pontas da lâmina, que servem para contrabalancear a perda de tensão ocasionada pelo deflex no riser e concomitantemente agregar velocidade ao arco, pois devido ao formato das laminas ganha-se em tensão e em eficiência na alavanca. Os recurvos tem o esta característica pois geometricamente "diminui" o comprimento da corda quando se está próximo da posição de repouso e aumenta na puxada completa, isto se reflete numa curva de potencia/velocidade similar ao dos arcos compostos.



           Diferente dos arcos anteriores, em que a curvatura negativa da ponta das lâminas se amenizou no processo de tillering pelo "amaciamento" do arco, este ultimo mostrou uma leve acentuação na curvatura, talvez pelas características específicas do pedaço de ipê que utilizei (notei que era mais denso que os demais). Não pode ser considerado ainda, na minha opinião um recurvo, pois o mesmo quando armado não "reduz" o tamanho da corda na posição de descanso, mas chega bem próximo a isso.


           O processo de fabricação se manteve o mesmo, preparo do bambu, preparo do stave de Ipê, curvatura no vapor, colagem do backing, colagem e modelagem do punho, tiller, colagem e modelagem dos nocks e acabamento final.

           Como tenho buscado fazer em todos os meu trabalhos, procuro acrescentar detalhes que tornem casa arco único, ainda que pelas características gerais dos arcos feitos totalmente de materiais naturais todos de certa forma são exclusivos. Neste caso, fiz um detalhe no punho que já desejava experimentar faz algum tempo, uma colagem em curva, de uma fina ripa de pau-brasil, gostei muito do resultado e pretendo repetir com algumas variações em arcos futuros.

          Além do detalhe da colagem, este riser ficou com curvas um pouco menos agressivas. gosto de punhos com curvas bem definidas e estilo agressivo, mas penso que o visual ficou bem harmônico neste arco.

          Como resolvi experimentar no meu arco e gostei do resultado, acrescentei "de fábrica" uma proteção de couro para a janela do arco, usei a parte camurçada do couro, por ser mais rústica. Minha intenção é usar couro com pelos ao menos na parte de baixo, mas ainda não tenho a matéria prima necessária. os pelos deixam a haste ligeiramente suspensa, o que diminui o atrito e evita que a base das penas bata no arco.

           Na parte da frente do riser, sobre o backing de bambu, colei uma pequena tira de madeira de demolição, já bem seca e estabilizada, e com os aneis de crescimento na transversal e bem aparentes, com motivo estético e ergonômico, pois quebra a quina que teria caso deixasse somente o bambu.

          Os nocks foram feitos de madeira, uma pequena laminação de Ipê e pau-brasil com um formato bem ogival



          Este arco tem me surpreendido em diversos aspectos, o primeiro no formato que deu origem ao título da postagem, e outra surpresa foi na sua potência, que estava calibrada para aproximadamente 45 libras e depois de alguns dias de descanso subiu para 50 libras ou mais (com a margem de erro da minha balança que não é lá essas coisas)
          Apesar do "erro" na medida da potência pretendida, o arco está extremamente suave de puxar, vindo somente a "endurecer" faltando 2 ou 3 polegadas para a puxada completa. Ficou um arco bem rápido, embora eu não possua no momento equipamento para medir a velocidade dos tiros, empiricamente pude perceber que as flechas tiveram um voo bastante tenso.
          A corda fiz com o mesmo material das demais, dacron 50 de cor azul, que é o que tenho disponível no momento. a única mudança foi no enrolamento do serving, que substituí a linha de nylon de capoteiro, por poliéster encerado (o mesmo usado na confecção de cordas) e apesar do acabamento mais espartano, conferiu um maior conforto na puxada, uma vez que não uso luvas ou qualquer outra proteção nos dedos para atirar.

          Sem mais delongas, deixo algumas fotos do arco pronto. espero que todos gostem, principalmente o futuro proprietário.







           Não menos importantes, as medidas do arco ficaram em 65 polegadas de nock a nock, com potencia de aproximadamente 50 libras à 28 polegadas de puxada.
          O full draw ficou extremamente macio, será um arco muito bom para a caça, e como nos demais está batendo aquele ciúme ferrado em deixa-lo ir.

               PS. A postura não está das melhores pois eu tentei deixar o arco o mais reto possível para a foto.


Um abraço a todos, e bons tiros!
          

8 comentários:

  1. Parabéns William, muito bonito este arco. abs Léo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. O arco está muito legal. Vc tem uma ótima habilidade para trabalhos manuais assim.
    Espero que o que estou tentando fazer fique maneiro assim, apesar de eu estar com algumas dificuldades para trabalhar com o bambu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Du Marques,

      Bambu é complicado mesmo, tem que ir com paciência até domar o danado. um site que me ajudou muito com o trabalho com o bambu é este aqui: http://www.pescacommosca.com.br/bambu/bambu01.htm
      dá uma olhada.

      Excluir
  3. Ficou show este arco também Maia! ao longo do texto ia perguntar se foi encomenda mas quando li até o final já tinha a resposta, hehehe.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Uma obra de arte, parabens Maia.
    Helio Mendonça

    ResponderExcluir
  5. Maia, pelo jeito o trabalho ficou nota 1000!
    Mais uma vez, parabéns!
    Abraço.

    RLuiz

    Ps: O que mata é a ansiedade... kkk

    ResponderExcluir
  6. amigo gostaria de saber quanto custa um de seus arcos??
    por favor responder no email rafafox22@hotmail.com

    agradecido.

    ResponderExcluir